Uma das formas de mudarmos a nossa percepção em relação ao medo de falar em público é por meio do condicionamento.

O condicionamento é um mecanismo de aprendizagem para facilitar o uso de energia pelo nosso corpo.

Sempre que o estímulo aparece, o cérebro reage de uma forma específica esperada.

É tão prazeroso e recompensador falar para as pessoas que eu estou condicionado a sentir prazer ao invés de dor, medo, pânico quando fico diante de uma plateia.

Mesmo em situações de improviso, o meu cérebro já entende que não é um risco e articula resposta que me permitem ter boas saídas. É quando criatividade e falar em público transitam por uma via larga.  

Todas as pesquisas nos levam a crer que a repetição e exposição ao que nos causa o medo são fundamentais para a extinção da memória do medo.

Insista muito para falar em público. Provoque as oportunidades se não as tiver.. Aceite todos os convites e por meio do condicionamento, crie fragmentos de memória positiva em relação a falar em público.

Evite julgamentos negativos, por pior que seja a sua experiência. Simplesmente faça, alias, fale.

Da mesma forma que o medo que existe foi condicionado, a memória positiva também será condicionada com a repetição e exposição.

Comece com públicos familiares, menores, menos críticos e depois, com mais segurança, vá ampliando o desafio.

A exposição ao que te causa medo é, segundo os especialistas das terapias comportamentais, a melhor forma de superar o medo, no nosso caso, o de falar em público.

Já temos o conhecimento do mecanismo do medo, como e por que o sentimos. Nos próximos artigos eu mostrarei como agir diante de cada reação.

As estratégias que poderá utilizar para melhorar o condicionamento e cada vez ganhar mais confiança de falar em publico.

Falar bem, que mal tem?

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Até!

Leia os artigos anteriores da série:

1- Porque sentimos medo?

2- O atalho nem sempre é um bom caminho

3- Todo caminho me leva a único ponto: Hipotálamo

4- O seu medo é uma herança. Como mudar esta condição? 

Leia o próximo artigo da série:

6- Fico agitado quando penso em falar em público. O que fazer?